A busca incansável por REFERÊNCIAS!

Olá amigos,
tudo bem com vocês? Espero que sim.

Hoje, mais uma vez, venho falar de um assunto um tanto quanto polêmico.
Só pra variar né! hehe

A busca por referências em fotografia de casamento e ensaio é, hoje, o grande vilão da criatividade.

Na minha fotografia eu tenho me espelhado em fotos de moda, publicidade, jornal, retratos e cada vez mais no cinema e em pinturas.

Allan, mas como fotografarei um casamento se eu não tiver referências de como se fotografa um casamento?

Ok… vamos por partes, como diria Jack (O estripador hehe).

Então Allan eu não preciso de referências?

– Calma! Você precisa de referências quando está começando em uma área, você precisa sanar suas dúvidas, você precisa de um “NORTE”!
Mas (e existe sempre um mas em tudo não é mesmo?) você precisa aprender como faz e depois buscar outros tipos de referências.

Quer dizer Allan que eu preciso aprender casamento olhando fotos de moda, publicidade, fotojornalismo?

– Sim, isso mesmo!

Mas Allan, isso não tem nada a ver com casamento.

– Será? Vamos conferir então.

Fotografia de arquitetura:

0001arquitetura

Fotografia de produtos:

produtos

Fotografia de Retratos:

retratos

Fotojornalismo:

fotojornalismo

Fotografia artística:

002

001

0003

Fotografia de natureza:

0003natural

Lembrando que nenhuma das fotos é realmente de fato este tipo de fotografia, mas o referencial são estas “correntes” da fotografia.

Então onde buscar referências?
Site de fotógrafos de moda, publicidade, fotojornalismo, retratos, 500px, cinema, artes, entre outros.

Sebastião Salgado possui uma frase que é muito válida para este meu post:

“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.”
Sebastião Salgado

Lembrem-se que seu cliente busca exclusividade e aquele foto bonita que todos fotógrafos fazem porquê algum fotógrafo famoso fez não vende mais (até vende, mas não para o cliente que busca o OLHAR ÚNICO).

Espero que tenham gostado do texto.
Abraços,
Allan

Tags: No tags

3 Responses

LEAVE A COMMENT